sábado, 21 de fevereiro de 2009

Manual Completo 9 (Terrenos das províncias)

O mundo do jogo é formado por uma massa “infinita” de terra, suportando incontáveis territórios (Impérios). Cada território é dividido em 25 províncias, que pertencem a um jogador. Nenhum jogador pode colonizar províncias em outro território, a não ser no seu (é até improvável que colonize todas as suas...). Os territórios (Impérios) não possuem fronteiras com outros jogadores. São cercados por “terras sem dono”, que não podem ser colonizadas ou invadidas. Os exércitos viajam para um ataque através dessas terras. Isso significa que pode atacar um inimigo do outro lado do mundo sem passar pelas terras de nenhum outro jogador.

Mapa de Províncias:

Nessa tela você pode ver como estão arranjadas as suas províncias, seus terrenos, quais estão colonizadas (mostradas em vermelho). Todos os jogadores (sem exceção) começam o jogo apenas com a província nº. 8, com terreno de planície. Depois disso, é decisão sua quantas províncias irá colonizar (se quiser). Se você colonizar quatro províncias em volta de uma 5ª, em cruz (uma acima, uma abaixo, uma à esquerda e outra à direita), então a província central é considerada “protegida”, causando uma penalidade de 20 pontos de moral em qualquer adversário que resolver atacá-la.
Leva 10 minutos para os soldados se moverem de uma província a outra.

Terrenos:

Há seis tipos de terreno no jogo. Cada um tem suas vantagens e desvantagens. São eles (os bônus e prejuízos para unidades valem tanto para os invasores, quanto para os defensores):

Planícies:

• + 20% de ataque para as Cavalarias;
• + 20% de crescimento populacional;
• - 20% de pontos de dano para a fortaleza.

Planícies com florestas:

• + 10% de ataque para as Cavalarias;
• - 20% de ataque para os Arqueiros;
• - 20% de pontos de dano para a fortaleza;
• + 10% de ataque para o exército defensor;
• + 25% de produção na Serração;
• + 10% de crescimento populacional.

Montes:

• + 10% de ataque para o exército defensor;
• + 10% de ataque para Arqueiros;
• + 10% de pontos de dano para a Fortaleza.

Montes com floresta:

• + 15% de ataque para o exército defensor;
• + 10% de pontos de dano para a Fortaleza;
• + 25% de produção na Serração;
• - 10% de ataque para Cavalarias;
• - 10% de ataque para Arqueiros.

Montanhas:

• + 20% de ataque para o exército defensor;
• + 20% de pontos de dano para a Fortaleza;
• - 20% de ataque para Arqueiros;
• + 20% de produção na Mina de ferro;
• + 20% de produção na Pedreira;
• - 20% de crescimento populacional;
• - 20% de ataque para Cavalarias.

Montanhas com floresta:

• + 20% de ataque para o exército defensor;
• + 20% de pontos de dano para a Fortaleza;
• + 20% de ataque para Arqueiros;
• + 20% de produção na Mina de ferro;
• + 20% de produção na Pedreira;
• + 25% de produção na Serração;
• - 30% de crescimento populacional.

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