sábado, 21 de fevereiro de 2009

Manual Completo 7 (Espionagem)

Espionagem

O sistema de Espionagem do jogo é dividido em duas sessões: espionagem e contra espionagem.
Quando você está na tela de espionagem e procura por um jogador, todas as províncias dele são mostradas. A que estiver com o número em vermelho é uma província protegida (cercada por outras quatro, em cruz) e, portanto, seu exército lutará com -20 de penalidade de moral se enviar um ataque a ela.

As duas formas de espionar seus vizinhos são:
1 - Rumores;
2 - O bom e tradicional espião.

O espião fornece a informação mais confiável, enquanto nos rumores, os dados são incertos.

Rumores

É a informação transmitida por todo tipo de viajantes (mercadores, fazendeiros, artistas etc.). Para ter acesso aos Rumores só precisa pesquisar Espionagem. Quanto maior o nível de espionagem, melhores serão os rumores. Não há risco em se usar o Oráculo, a não ser pelo fato de ser completamente incerto. Se suas informações dependerem dos rumores, há o risco de que o jogador de quem você procura informações descobrir sobre suas intenções (não se preocupe, demora no mínimo 40 minutos pro exército inimigo chegar até você).

Por outro lado, às vezes os rumores podem ser contraditórios. Basicamente, as informações que você recebe têm margem de erro de 50% (pra mais ou pra menos) – para os que pensam que Estatística é um nome de fruta, isso significa que se o jogador de que você procura informações tiver 1000 soldados ou recursos, os rumores podem mostrar desde 500 até 1500.
Outra informação fornecida pelos rumores é o tipo de unidade que seu inimigo possui (normais; pesadas; elite). Para ter mais certeza sobre as informações, tente usar os rumores por algumas vezes e fazer uma média dos valores fornecidos.
Cada vez que clica em Rumores, gasta 2 ouro.

Espionagem:

Se você procura dados precisos, deve usar os espiões. Eles se vestem de mendigos fedidos e entram pelas fronteiras inimigas sem serem notados. Os únicos fatos estranhos são alguns pombos, corvos e crianças que começam a sair do império inimigo... Os espiões movem-se 5 vezes mais rápido que a cavalaria leve. A chance de a missão ter sucesso depende do seu nível de Espionagem e o preço para enviar um espião é 20 ouros por nível de espionagem (ou seja, com espionagem nível 5 o espião custará 100 ouro).

O que pode acontecer quando o espião é enviado?

1 - O espião é capturado na fronteira – você não recebe nenhuma informação;
2 - O espião se infiltra no território inimigo com sucesso e já pode enviar relatórios. O espião fica disponível até ser demitido ou capturado pela contra espionagem do inimigo, permanecendo lá por no máximo 24 horas.

Capturar espiões na fronteira é automático (você saberá quem os enviou). Para procurar e matar espiões infiltrados no seu Império, você deve ir ao link “contra espionagem”. Ao entrar, você verá todos os espiões infiltrados em seu território, e caso tenha nível suficiente de Postos de Fronteira (desde que o nível de Espionagem deles não seja mais que duas vezes o seu nível de Postos de Fronteira), saberá quem os enviou e o nível do espião.
Todo espião pode ser capturado até que seja demitido ou se passe as 24 horas.

Calculando as chances de sucesso:

As tecnologias que influenciam no cálculo são:
• Espionagem: quanto maior, melhor;
• Postos de fronteira: a contra espionagem.

As chances de sucesso em uma infiltração são de 50%, se seu nível de Espionagem for igual ao nível de Postos de Fronteira do seu inimigo. Para cada nível de diferença, 25% é adicionado (ou subtraído) na possibilidade de sucesso. Portanto, se a diferença for maior que 2 níveis, o espião tem 99% de chance de sucesso ou falha, com improváveis 1% de chances...
O Relatório do espião mostra o tamanho e tipo (normal/pesado/elite) do exército do inimigo, indicando quantidades específicas dentro e fora da fortaleza, além de mostrar todos os recursos armazenados e o nível de fortaleza da província.

Contra espionagem:

Ao clicar em contra espionagem você verá todos os espiões atualmente infiltrados em seus territórios (mas não saberá quem os enviou, caso sejam mais de 2 níveis acima dos seus postos de fronteira), e poderá eliminá-los...

Espionagem em Alianças:

Quando fizer parte de uma aliança, o jogador tem um bônus adicional podendo usar os relatórios dos espiões de seus aliados. Esses relatórios são mostrados na lista de jogadores – o mais recente relatório de espião recebido por você ou qualquer aliado seu é visível lá.
(Observação: esses relatórios não mostram informações atuais, mas sim a informação vista no momento da espionagem).

Um comentário:

  1. eu queria saber como eu faço para ter um espiao onde tem que ir i u qui tem ki fazer ?

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