sábado, 21 de fevereiro de 2009

Manual Completo 4 (Economia )

Economia

Em sua essência, Imperia Online é um jogo com orientação militar, mas a necessidade de uma economia forte não deve ser subestimada. O modelo de economia, um sistema complexo, é simples e fácil de conduzir devido à interface amigável do jogo. Os jogadores apenas devem cuidar de sua produção e gastos, mantendo um balanço positivo.

Princípios
Há cinco tipos de recursos no jogo:

1 – População: Eles são os habitantes do seu Império. Embora não sejam exatamente um recurso que você possa comprar ou vender, eles desempenham o mais importante papel, que é expresso em três funções:
• Força de trabalho (produção de madeira, ferro e pedra);
• Produção de ouro (através de “pagamento de taxas”, quando não estão ‘empregados’ nas minas);
• Novatos dispostos a morrer em nome do Império (recrutamento de soldados).

2 – Madeira: Todos os edifícios e algumas tecnologias (pesquisas) necessitam desse recurso. Também é necessário para o treinamento de unidades militares. A madeira é produzida pelos aldeões empregados nas Serrações.

3 – Ferro: Necessário para algumas construções, pesquisas e todas as unidades militares. Nas Minas de Ferro é onde devem estar empregados aldeões para forjar o poder do Império com sangue e suor e obter o ferro.

4 – Pedra: Ajuda a erguer sua fortaleza até as nuvens e eliminar da cabeça dos seus vizinhos o pensamento sobre pilhagem e assassinatos... Também é necessário para outras construções e pesquisas. As Pedreiras são os conhecidos destinos para os trabalhadores produzirem de sol a sol esse recurso.

5 – Ouro: É a moeda corrente do jogo… Se você quer pesquisar uma tecnologia, ou quer que seus exércitos conquistem o mundo, você tem que pagar. Para produzir ouro, basta manter aldeões desempregados (não empregados em nenhuma mina).

Os indicadores populacionais são os números na parte mais à esquerda da barra de recursos. O primeiro valor representa seu número de habitantes e o segundo é o limite atual de população que sua província pode atingir. Logo abaixo desses números, estão os indicadores de aldeões desempregados (livres) e empregados, respectivamente. Os desempregados (livres) estão gerando ouro, e os outros – madeira, ferro, pedra. A qualquer momento você pode contratar/demitir aldeões, gerenciando sua produção, através do menu “Recrutar” – “Trabalhadores”.
Para produzir determinado recurso, é necessário construir um edifício específico (serração para madeira; Mina de ferro, para ferro; Pedreira para pedra) e ‘explorar’ (contratar) alguns aldeões. Se você tiver espaços suficientes nas minas, você pode até contratar toda sua população, mas lembre-se que dessa forma você deixará de obter ouro.
Todos os recursos são gerados dessa forma (as quantias básicas são alteradas posteriormente por alguns bônus de produção). A quantia exibida é produzida em períodos de uma hora, mas você recebe os recursos a cada 6 minutos.

Fórmula 1 – Essa é a fórmula usada para calcular o preço de níveis avançados para diferentes pesquisas e edifícios. É basicamente assim:
2º nível é 2 vezes mais caro que o 1º;
3º nível é 1.98 vezes mais caro que o 2º;
4º nível é 1.96 vezes mais caro que o 3º.
A cada nível mais avançado o aumento de preço decresce 0.02 (2%). Cada tecnologia e construção influenciada pela Fórmula 1 está notificada no manual apenas com “Fórmula 1”.
*Método para cálculo da redução de preço de construções e tecnologias: Preço = [Preço do nível inferior]/[1+ nível de redução de preço que você tem (Arquitetura para construções e Universidade para pesquisas)].

População – O crescimento populacional, ainda sem nenhum bônus, é calculado pela fórmula: “1/1000+30”. Por exemplo:
Se você tem 1000 habitantes na província, o crescimento será de 31 por hora. (1000/1000+30 = 31). Caso tenha 10.000, o crescimento será de 40 por hora (10.000/1000+30 = 40). O crescimento é influenciado pelo número de Celeiros e o nível de Medicina que você tem. Os celeiros combatem a fome e a medicina, imagine... Menos pessoas vão morrer de um simples resfriado ou uma pequena dor de garganta.
Depois de atingir 100.000 habitantes em uma província, o crescimento começa a desacelerar, até parar. O limite básico de população para cada tipo de terreno é:

Montanhas com floresta - 140.000
Montanhas - 150.000
Montes - 160.000
Montes com floresta - 160.000
Planícies com floresta - 170.000
Planícies - 180.000


Esses limites podem ser consideravelmente aumentados com a construção de Celeiros e a pesquisa de Medicina. Cada nível de Celeiro aumenta em 1 aldeão seu crescimento na província. Já os níveis da Medicina dão um bônus de 5% para todas as províncias.
Para aumentar os limites de população você só precisa construir maiores Quintas (fazendas) – quanto mais comida disponível, mais pessoas. É simples assim...
Recursos: a produção básica de 100 aldeões é: 10 madeira, ou 2 ferro, ou 5 pedra, ou 5 ouro. Todos os recursos são avaliados pela “Equivalência de Ouro” dessa maneira:
10 madeira = 2 ferro = 5 pedra = 5 ouro
Essa “Equivalência de Ouro” é usada para todo cálculo de pontos. Além disso, quando um jogador obtém sucesso num ataque de tomada de fortaleza, todos os recursos armazenados são “convertidos” para ouro através dessa proporção.
*Essa equivalência não é afetada pelos flutuantes preços do mercado global.
A razão pela qual um aldeão desempregado gera ouro é que esses habitantes pagam uma taxa por não trabalhar para o Império. A premissa básica é que empregados em minas são mais rentáveis que apenas deixar o povo ocioso, passando o tempo como bem entender.

Renda

O caminho pacífico (chamada de “The peaceful way”)
Como indicado acima, uma das maneiras de obter renda é construir algumas minas e colocar os aldeões pra trabalhar. Honestamente, desenvolver suas províncias é a maneira menos dolorosa de obter recursos, até que você recrute alguns soldados. Aí então você poderá tomar outro caminho, que será discutido abaixo.
Mesmo com as guerras, a sustentação econômica não pode ser esquecida. Cedo ou tarde você terá que tomar conta de suas pessoas e tornar suas vidas mais agradáveis.
Agora, aperte o cinto e respire fundo, porque a batalha vai começar...

O caminho bélico (The “military way”)
Existem duas maneiras de obter recursos de outro jogador, usando seus bravos soldados:

1 – Tomada da fortaleza (saqueando os recursos):
Essa é a mais difícil, porém algumas vezes mais lucrativa forma de renda. Os recursos do inimigo são guardados em sua fortaleza (assim como os seus), então, pegue-os. Infelizmente, você deve levar em conta um pequeno e insignificante detalhe: os defensores do inimigo...
Vários tipos de armas de cerco são permitidos. Todos os recursos que você encontrar na fortaleza inimiga são automaticamente convertidos em ouro de acordo com a proporção fixa 10 madeira = 2 ferro = 5 pedra = 5 ouro. É sempre essa proporção, independente dos valores e mudanças do mercado global. Não há como saquear diretamente os recursos. Tudo o que você vai conseguir após a batalha é ouro e nada mais. Caso o inimigo esteja com ouro negativo no instante do seu ataque (seja por manter soldados fora da fortaleza, por não conseguir pagar algum empréstimo, ou por não produzir ouro), você não leva a dívida dele. Leva apenas o que tiver de recursos ou, casa não haja nada, você não leva nada.

2 – Pilhagens (uma verdadeira chacina):
Embora os lingüistas definam “pilhar” e “saquear” como sinônimos, não acreditem, pois eles nunca jogaram Imperia Online. Na pilhagem você não mexe no forte, apenas nos coitados civis. Você pode assassinar ou vender como escravos de 10% a 20% da população da província atacada (cada unidade “elimina” um aldeão). Para cada aldeão capturado/morto você recebe 5 de ouro. É uma receita fácil, mas sua reputação sofre com esse massacre (–4 de honra para cada pilhagem bem sucedida).

Agora que você tem um pouco de recursos, aprenda como gastar sabiamente:

Despesas

• Construindo edifícios: toda construção precisa no mínimo de madeira e eventualmente pedra ou ferro, ou até todos eles.
• Pesquisa: os cientistas precisam comer e beber de vez em quando, além do custo de material...
• Recrutando exército: os soldados precisam de treinamento militar, armaduras, armas...
• Soldo (salários de soldados): ora, você tem que sustentar e alimentar seus soldados. Ou vai querer vencer uma batalha com soldados famintos e armas enferrujadas?
• Taxas de aliança: participar de uma aliança tem muitos benefícios, mas você deve pagar pela honra de ser um membro. A idéia por trás disso é que gastos com “cartão de membro”, cartas, reuniões e despesas administrativas, são maiores quanto mais membros o grupo tiver. A quantia que cada membro paga é: 1% + 0.1% para cada aliado (por exemplo, numa aliança com 10 membros, cada um paga 2% [1% + 10x0.1%] de sua produção).

Comércio e outros assuntos econômicos:

O Mercado Global:
Essa é a forma única forma de comércio no jogo. Jogadores podem trocar seus recursos por um preço flutuante no mercado. Para isso, basta pesquisar/descobrir Comércio. Os preços são sensíveis às quantidades comercializadas – eles aumentam ou diminuem conforme os jogadores vão comprando ou vendendo (Lei da oferta e da procura: quanto mais você compra de um determinado recurso, mais caro ele fica. Em contrapartida, quanto mais você vende, mais barato fica). Há sempre uma comissão pelo negócio. Começa em 50% mas vai diminuindo, conforme são pesquisados níveis mais avançados de Comércio. A comissão mínima é de 5%, ou seja, o nível máximo de Comércio que pode ser pesquisado é 6.

Terreno da província:
No jogo há 6 tipos de terreno. Cada um dá um bônus especial e/ou penalidade para a produção, crescimento populacional ou para alguns tipos de unidade militar. Baseado em sua estratégia de jogo, você pode colonizar províncias com os terrenos específicos para suas necessidades. Por exemplo, províncias com montanhas apresentam excelentes características defensivas. Porém, quem morar lá dificuldade em engordar os rebanhos (ou seja, baixo crescimento populacional). Nas planícies acontece o oposto. Ao sair das cavernas para morar em campo aberto fica sujeito a ataques mortais de cavalarias, e os arqueiros conseguem ver um mosquito a quilômetros de distância. Portanto, planeje com cuidado o tipo de província que vai colonizar, pois isso afetará toda a sua produção, crescimento e defesa.

Fortalezas, as armaduras de pedra:

As fortalezas do inimigo têm o péssimo hábito de barrar seus exércitos em suas gloriosas missões. Elas também armazenam e protegem a produção da província. Portanto, quanto maiores, mais recursos você gera. Cada nível de fortaleza aumenta em 10% a produção da província.

”Preservando” os recursos:
Todos os recursos produzidos são armazenados na fortaleza da província. A menos que haja uma catástrofe, suas bebidas e cigarros estão a salvo.

Emprétimos bancários:
Após desenvolver o nível 3 de Banca, todos os jogadores podem pedir em empréstimo as seguintes quantias:
• 12 horas de produção total do império;
• 24 horas de produção total do império;
• 48 horas de produção total do império;
A produção do império é calculada pela soma de todos os recursos que o império produz no momento do empréstimo, transformada pela “Equivalência em ouro” (10 madeira = 2 ferro = 5 pedra = 5 ouro). A dívida será quitada em pagamentos automáticos a cada 6 minutos, durante 168 horas (ou seja, um total de 1680 pagamentos), retirados da província inicial. As taxas para o período total de débito seguem o seguinte critério:
• O crédito de 12 horas de produção tem 70% de juros.
• O crédito de 24 horas de produção tem 100% de juros.
• O crédito de 48 horas de produção tem 150% de juros.

Burocracia:

Cada nova província colonizada tem uma produção menor que a anterior... Não há policiamento, nem emprego ou comida, então... Sem investir em Burocracia, cada nova província gera menos recursos, e os aldeões ficam famintos (sem prejuízo no crescimento populacional, mas com penalidades na produção de recursos). Cada nível de Burocracia aumenta a eficiência da província em 5%, sem a possibilidade de ultrapassar 100%. Cada nova província coleta 20% menos recursos que a anterior. Isso significa que, sem a Burocracia, todas após a 5ª província ficam com 0% de produção. Ou seja, sem Burocracia:

1ª província - 100% de produção
2ª província - 80% de produção
3ª província - 60% de produção
4ª província - 40% de produção
5ª província - 20% de produção
6ª província - 0% de produção
7ª província - 0% de produção e assim por diante...


Se, por exemplo, você pesquisar até o nível 5 de Burocracia, então:

1ª província - 100% de produção
2ª província - 100% de produção
3ª província - 85% de produção
4ª província - 65% de produção
5ª província - 45% de produção
6ª província - 25% de produção
7ª província - 5% de produção
8ª província - 0% de produção e assim por diante...


Resumindo, podemos dizer que o terreno, o tamanho da fortaleza e o nível de Burocracia afetam a produção, por isso são realmente importantes.
Os punhos de aço do Império devem alcançar todo o território, mas para expandir seu império para cada vez mais províncias, você deve pesquisar Centralização. Cada nível de Centralização permite colonizar uma nova província (nível 10h – 10 províncias além da primeira, num total de 11).
Outras tecnologias que melhoram o desenvolvimento econômico são Arquitetura e Universidade. A primeira reduz o custo e o tempo de construção de edifícios, enquanto a segunda tem o mesmo efeito para as tecnologias.

Colonização:

Expandir, expandir e expandir mais. É a única forma de aumentar seu Império. Mas para colonizar uma nova província é necessário ter, fora da fortaleza, 500 lanceiros ou arqueiros e o nível adequado de Centralização. Esse 500 soldados largam as armas e tornam-se seus primeiros 500 aldeões da nova província, prontos para o trabalho e a produção. Toda nova província é iniciada com nível 1 de Quinta, Serração, Mina de Ferro e Pedreira.

7 comentários:

  1. como eu coloco a distancia do meu reino to parado ai

    ResponderExcluir
  2. vc é burro por nao saber isso é só ler td o q ele escreve dai vai funciona! :\

    ResponderExcluir
  3. eu quero colonizar + é preciso pesquisa de COLONIZAÇÃO pois é essa pesquisa é necessário ter 1,4M de ouro + eu não sei oque significa esse M podem me ajudar? sem chingar ta bein? kkkkkkkk é qe eu sou nub nesse jogo...

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que seria,por exemplo 104,000 mil ,espero ter ajudado amigo.

    ResponderExcluir
  5. M, quer dizer milhão vc precisa ter centralização 10...

    ResponderExcluir
  6. Tem como desanexar um província invadida?

    ResponderExcluir
  7. os recursos do mapa serve para todas províncias, o só para as que estão encima do recurso?

    ResponderExcluir